Exercícios físicos

Como sabemos, a maioria dos tumores de mama apresentam receptores hormonais positivos, ou seja, “se alimentam” dos hormônios femininos produzidos pelo próprio organismo da mulher. Por isso, é muito importante que todas as mulheres, principalmente aquelas que já tiveram câncer de mama e acabaram o tratamento, façam atividades físicas regularmente para o controle da obesidade.

A mulher com excesso de peso produz uma quantidade maior de hormônios femininos. O fato se deve a uma enzima presente no tecido adiposo que converte e produz os hormônios em maior quantidade que os ovários. Estes mesmos hormônios estimulam a multiplicação das células mais sensíveis nos ductos mamários, as quais poderão se transformar em tecidos neoplásicos.

É bom lembrar que este risco é maior nas mulheres que apresentam outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, como histórico familiar positivo ou uso da terapia de reposição hormonal por tempo prolongado. Por isso, é de grande importância manter um bom controle do peso adotando hábitos saudáveis, como a atividade física (no mínimo três vezes por semana, com duração de uma hora em cada sessão) e uma alimentação com mais frutas e verduras, substituindo a gordura animal.

No próximo encontro vamos falar da alimentação como fator de proteção para o câncer de mama.

Abraço,

Rodolfo Gadia
Oncologia Clínica

1

Um comentário to “Exercícios físicos”

  1. [...] mais: SeToca.com.br » Exercícios físicos Posted in: Saúde   Tags: exercícios, físicos, [...]

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Comentário